O que você achou do Primeiro Seminário da etapa 2?

segunda-feira, 22 de março de 2010

Primeiro Seminário da etapa 2


Neste último fim de semana iniciamos a segunda etapa do curso de Letras a Distância. Como é bom ver que os alunos venceram a primeira etapa e já iniciam a segunda!!! Neste início de etapa também recebemos uma colega nova, a Milca, que foi muito benvinda em nossa turma. No sábado, pela manhã, tivemos a Formação Comum com a profa. Iolanda, que nos falou sobre o Projeto Político-Pedagógico e também sobre a Educação Inclusiva. Esses temas serão levados a discussão na primeira oficina. No sábado a tarde, a profa. Mônica nos presenteou com sua aula sobre a Formação Histórica da Língua Portuguesa, conhecimento importante ao futuro professor de língua portuguesa. É preciso conhecer as origens de nossa língua materna. No domingo, pela manhã, foi a vez de a profa. Helena Borges nos trazer a beleza da literatura, cuja abordagem foi sobre a Estética da Recepção. Na ocasião, foi discutido um texto de Italo Calvino "Por que ler os clássicos". Pessoal, leiam o romance Helena, de Machado de Assis, para discutirmos na próxima oficina, dia 24 de abril!!!.

Ainda domingo de manhã tivemos novamente a presença da profa. Mônica, desta vez com a Linguística histórico-comparada do século XIX, tema importante para compreendermos o desenvolvimento da linguística do século XX, com Saussure e pós Saussure. E no domingo a tarde, o prof. Bruno Carvalho nos presenteou com uma brilhante oficina de Língua Inglesa.

A imagem que postamos aqui contém quatro momentos do seminário. Acima e esquerda a profa. Helena na aula de literatura. Acima e direita temos um momento da aula do prof. Bruno Carvalho. Abaixo e esquerda, um dos momentos da oficina de língua inglesa. Abaixo e direita, temos, da esquerda para a direita, o aluno Jurcelen, profa. Helena Borges, as alunas Gleicy, Lucimar, Milca e Djanira, a profa. Mônica e as alunas Maria Edine, Sônia e Gisele.


Preceptor. Prof.Ms.Giovanni Oliveira

terça-feira, 16 de março de 2010

Despedida


Estou partindo!!!

"ISTO NÃO É UM LAMENTO, é um grito de ave rapina. Irisada e intranquila. O beijo no rosto do morto" ( Clarice Lispector, UM SOPRO DE VIDA ).

Degraus afastados e a subida agora aponta para o SUL. Saudades suas Santa Catarina, terra tão Santa. De amores e aromas sustentei-me aqui. Difícil abandonar, ainda sinto seus braços acariciando meu futuro. Querida Minas Gerais.

Beijos para todos e que Deus os acompanhe...

Maeles

sexta-feira, 12 de março de 2010

4ª Oficina da etapa 1 - 27/02/2010




Na quarta oficina da etapa 1 os alunos tiveram oficina de inglês pela manhã e a segunda avaliação a tarde. Eles gostaram da oficina de inglês, pois conheceram um pouco mais de vocabulário e aprenderam a ver as horas. Momentos antes da avaliação, nada como uma pequena dinâmica para relaxar os músculos da tensão que uma prova traz. É isso aí, pessoal, felizmente todos saíram-se bem nas avaliações.